Histórico

Idealizada em 2002 e tendo iniciado suas atividades oficialmente em 2003, a APORTA conta desde então com a participação de profissionais vinculados ao Programa/Ambulatório de Ansiedade (AMBAN) do Intituto de Psiquiatria do Hospital da Clínicas (IPq-HCFMUSP). Palestras sobre assuntos relacionados aos transtornos de ansiedade acontecem desde o princípio e foram, durante os dez primeiros anos, sediadas no auditório do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.


A partir de 2006, a APORTA passou a oferecer atendimento em grupos de apoio, bem como entrevistas de triagem e orientações para outros possíveis encaminhamentos. Três anos depois, em 2009, começaram as atividades envolvendo técnicas de respiração, relaxamento e consciência corporal com enfoque específico no tratamento da ansiedade.


O ano de 2012 marcou o início dos simpósios elaborados pela APORTA em parceria com o AMBAN. Realizado também em 2015 e 2017, o simpósio "Novas Perspectivas em Transtornos de Ansiedade" expressava o interesse acadêmico e científico da associação em informar e instrumentalizar profissionais da área da saúde mental.


Ao longo de sua trajetória, a APORTA contou com a colaboração de inúmeras pessoas e parcerias com diversas instituições que serão melhor detalhadas futuramente. Na presente versão de nosso histórico, concluímos informando que a APORTA sempre buscou o aprimoramento do seu papel informativo e assistencial sobre transtornos de ansiedade. Como a atual gestão atesta, as atividades seguem num importante processo de transformação e renovação.


_texto de Daniel Martins
publicado em 20/06/2017